Sustainability

Acreditamos na informação e na educação, por isso aqui estão algumas definições que achamos importantes:

Cada produto é feito pensado na Sustentabilidade, mas o que é?

Resumidamente, a sustentabilidade, é o equilíbrio entre: respeitar e proteger o meio ambiente, uma sociedade justa e uma economia estável. Para atingir tal, as Nações Unidas estabeleceram em 2015 as “Sustainable Development Goals” (ler mais aqui: sustainabledevelopment.un.org), mas cada um de nós pode fazer a diferença através das nossas atitudes e um consumo mais consciente.

Num produto e em qualquer caso do nosso quotidiano, a sustentabilidade a 100% é ainda utópica, por exemplo, haverá sempre alguma pegada ecológica na produção de um produto. Contudo, tentamos o nosso melhor e ambicionamos uma economia circular. Como?

  • Economia Circular

O objetivo principal da economia circular é aumentar o ciclo de vida dos produtos e diminuir a exploração excessiva de recursos, através do aumento da sua qualidade, a possibilidade de ser reciclado e/ou reutilizado, evitar o desperdício, entre outros fatores.

  • Respeitar o ambiente /Têxteis ecológicos

Neste momento a Kalium respeita o ambiente principalmente através da reutilização de excedentes de produção portuguesa, sendo que deste modo, a matéria-prima não contribui para a pegada. O excedente têxtil provém de protótipos ou de produções que podem conter pequenos defeitos (que contornamos), que se não forem reutilizados, acabam no aterro.

Se escolhemos têxteis novos, são orgânicos, de maneira a serem produzidos sem produtos químicos e não serem tóxicos para os solos.

A nível da estampagem, preferimos a serigrafia, devido à qualidade e durabilidade, mas também devido ao facto de as tintas serem à base de água, e deste modo uma é uma escolha ecológica.

Ética e Transparência

“Em 24 de abril de 2013, o edifício Rana Plaza em Bangladesh desabou. 1.138 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, tornando-se o quarto maior desastre industrial da história. ” Revolução da moda (saiba mais: fashionrevolution.org) Fashion Revolution (know more: fashionrevolution.org)

  • Produção da Kalium

Entre o Fundão e a Covilhã

A maioria das peças são produzidas nas instalações da Kalium, neste momento na Incubadora a Praça, no Fundão. A fundadora e designer Katia, faz ainda imensas peças. Desde jovem começou a costurar, a sempre gostou de trabalhos manuais e de desenhar, sendo que escolheu formar-se em design de moda. Agora quer colocar todo o seu conhecimento em prática que conseguiu através da formação superior em design de moda, num estágio como os designers Storytailors, através do trabalho como gestora de clientes e coordenadora numa confeção, e através de horas e horas de pesquisa e trabalho.

A Katia faz -> Design do Vestuário, Design gráfico, Modelagem, Corte, Confeção, Marketing, Comercial.

Por vezes, é necessário ajuda e tenho a sorte que haja na Beira Interior imensas pessoas talentosas na área da costura, que vem da história desta zona.

Uma delas é a Manuela Carvalho, que também é designer e uma das suas paixões é a costura. Sempre que é preciso, a Manuela confeciona alguma das peças de vestuário.

  • Vamos ao norte de Portugal

As malhas são maioritariamente confecionadas numa confeção de pequena dimensão no norte do país, na zona de Barcelos. A Dª Rosa, que é fundadora e gerente da Conferoças é a simpatia em pessoa, que cuida da confeção e da sua equipa com atenção e paixão. Estou muito grata, por apesar de ainda ser uma marca tão recente e pequena, poder ter contado com esta ajuda.

As T-shirts são o único produto que não é confecionado em Portugal, neste caso, escolhemos uma marca que seguisse os mesmos valores, tendo o certificado “Fair Wear” (saibam tudo aqui…). Foram estampadas em Aveiro na Maudlin Merchandise, através do processo de serigrafia.

A razão por ainda não termos estas t-shirts produzidas em Portugal, foi devida à dificuldade em encontrar aqui T-shirts de algodão orgânico que fossem possível de adquirir através de uma encomenda de pequena quantidade. Contudo, esperamos em breve ter novidades.

Como há mais pessoas envolvidas na Kalium, queremos também apresentar:

Fotógrafo: Kevin Cruz

Designer e Desenvolvimento do Website: Digitality

  • Transparência a nível do preço

Um dos objetivos é que os produtos da Kalium sejam acessíveis entre os possíveis do slowfashion, pois acreditamos que moda sustentável devia ser possível para toda a gente, e sendo uma marca portuguesa, principalmente para os portugueses. Não será possível ser perfeito para todos, mas tentamos o melhor. Acreditamos que em vez de comprar 5 T-shirts por 10€, é possível comprar uma camisa sustentável de qual gostamos e cuidamos. O que fazemos para ter um custo inferior, é o facto da maioria dos processos serem feitos no nosso atelier, além da utlização de excedentes ajudar também a reduzir o preço. Os preços das lojas físicas podem ser superiores, pois tem em conta os preços dos portes, que demos às lojas como margem extra e pode variar consoante país. Preferimos que o preço seja justo para a Kalium, para os revendedores e para os clientes, pois os poderes de compra também variam de país para país.

Como tanto fazemos nós a produção, como contratamos costureiras, os custos podem variar ligeiramente, de maneira que achamos mais justo exemplificar através de percentagem o que são os gastos no exemplo de uma camisa de gola dupla

Transport

Title

1%

Fabrics and Trimming

Title

12%

Production

Title

26%

Design and Management

Title

4.5%

Marketing, Markets, Client Management or Retailors

Title

35%

Taxes

Title

23%

História e Tradição

O que também faz parte da sustentabilidade, é o património cultural. Para contribuir para tal, cada coleção é inspirada numa história ou lenda, muitas vezes já esquecida. Assim recordamos as nossas raízes e abrimos a curiosidade numa época em que as novas tecnologias nos distraem por vezes, da natureza, da cultura e das tradições.

Ajustável

Cada peça de vestuário e acessório de zero desperdício é criado através de muita pesquisa, de muitos protótipos e sempre a pensar na inovação. Tento criar novas maneiras de modelar as peças, de maneira a que sejam ajustáveis a diversos tamanho e diferentes tipos de corpos.

Como marca de pequena dimensão, é infelizmente impossível graduar todas as peças em todos os tamanhos, assim, se gostarem de alguma e não existir o tamanho, por favor contactem-me, que vamos dar o nosso melhor para ser possível fazer uma peça à medida.

Zero Desperdício

A nossa missão principal é evitar o desperdício. Temos peças feitas de desperdício, o desperdício dessas serve para criar ainda mais produtos (como por exemplo elásticos de cabelo), usamos a criatividade para criar através dos desperdícios produtos para uso pessoal, doamos a pessoas que tenham projetos em que também usam desperdício, o que já não for possível reutilizar, vai para reciclagem.

Os produtos “zero waste” são todos feitos de maneira a evitar ao máximo o desperdício, todo o design é feito pensado nisso. Um dos exemplos, são os pad’s reutilizáveis. O tecido é medido na sua altura e largura de maneira a que os quadrados e triângulos sejam aproveitados ao máximo. Para mais durabilidade do produto é costurado na parte interior, virado, e pespontado do lado exterior, deste modo o ponto “chuleio” não provoca fricção na pele.