“Em 24 de abril de 2013, o edifício Rana Plaza em Bangladesh desabou. 1.138 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas, tornando-se o quarto maior desastre industrial da história. ” Revolução da moda (saiba mais: fashionrevolution.org) Fashion Revolution (know more: fashionrevolution.org)
Entre o Fundão e a Covilhã
A maioria das peças são produzidas nas instalações da Kalium, neste momento na Incubadora a Praça, no Fundão. A fundadora e designer Katia, faz ainda imensas peças. Desde jovem começou a costurar, a sempre gostou de trabalhos manuais e de desenhar, sendo que escolheu formar-se em design de moda. Agora quer colocar todo o seu conhecimento em prática que conseguiu através da formação superior em design de moda, num estágio como os designers Storytailors, através do trabalho como gestora de clientes e coordenadora numa confeção, e através de horas e horas de pesquisa e trabalho.
A Katia faz -> Design do Vestuário, Design gráfico, Modelagem, Corte, Confeção, Marketing, Comercial.
Por vezes, é necessário ajuda e tenho a sorte que haja na Beira Interior imensas pessoas talentosas na área da costura, que vem da história desta zona.
Uma delas é a Manuela Carvalho, que também é designer e uma das suas paixões é a costura. Sempre que é preciso, a Manuela confeciona alguma das peças de vestuário.
- Vamos ao norte de Portugal
As malhas são maioritariamente confecionadas numa confeção de pequena dimensão no norte do país, na zona de Barcelos. A Dª Rosa, que é fundadora e gerente da Conferoças é a simpatia em pessoa, que cuida da confeção e da sua equipa com atenção e paixão. Estou muito grata, por apesar de ainda ser uma marca tão recente e pequena, poder ter contado com esta ajuda.
As T-shirts são o único produto que não é confecionado em Portugal, neste caso, escolhemos uma marca que seguisse os mesmos valores, tendo o certificado “Fair Wear” (saibam tudo aqui…). Foram estampadas em Aveiro na Maudlin Merchandise, através do processo de serigrafia.
A razão por ainda não termos estas t-shirts produzidas em Portugal, foi devida à dificuldade em encontrar aqui T-shirts de algodão orgânico que fossem possível de adquirir através de uma encomenda de pequena quantidade. Contudo, esperamos em breve ter novidades.
Como há mais pessoas envolvidas na Kalium, queremos também apresentar:
Fotógrafo: Kevin Cruz
Designer e Desenvolvimento do Website: Digitality
- Transparência a nível do preço
Um dos objetivos é que os produtos da Kalium sejam acessíveis entre os possíveis do slowfashion, pois acreditamos que moda sustentável devia ser possível para toda a gente, e sendo uma marca portuguesa, principalmente para os portugueses. Não será possível ser perfeito para todos, mas tentamos o melhor. Acreditamos que em vez de comprar 5 T-shirts por 10€, é possível comprar uma camisa sustentável de qual gostamos e cuidamos. O que fazemos para ter um custo inferior, é o facto da maioria dos processos serem feitos no nosso atelier, além da utlização de excedentes ajudar também a reduzir o preço. Os preços das lojas físicas podem ser superiores, pois tem em conta os preços dos portes, que demos às lojas como margem extra e pode variar consoante país. Preferimos que o preço seja justo para a Kalium, para os revendedores e para os clientes, pois os poderes de compra também variam de país para país.
Como tanto fazemos nós a produção, como contratamos costureiras, os custos podem variar ligeiramente, de maneira que achamos mais justo exemplificar através de percentagem o que são os gastos no exemplo de uma camisa de gola dupla
Marketing, Markets, Client Management or Retailors